Uber HACK: Porto Alegre

Para marcar os 246 anos de Porto Alegre, celebrados em 26 de março, a cidade foi escolhida para receber a primeira etapa do Uber HACK - O Hackathon da Mobilidade. A fase gaúcha do desafio aconteceu nos dias 24 e 25 de março. Veja abaixo como foi a etapa de Porto Alegre.

Porto Alegre

Confira como foi a primeira etapa do Uber HACK em Porto Alegre, que contou com 50 participantes durante mais de 30horas desenvolvendo soluções tecnológicas para os problemas de mobilidade urbana.

Equipe Vencedora: Me Liga

A equipe ganhadora do desafio se chama Me Liga e propôs uma plataforma tecnológica que cria uma interface de voz para apps de mobilidade. A ideia é que, mesmo sem acesso ao plano de dados de internet ou a um smartphone, qualquer pessoa consiga chamar um carro de aplicativo por meio de uma ligação telefônica. O grupo desenvolveu um código ligado ao aplicativo da Uber e também a sistemas de reconhecimento de voz já existentes, para tornar o sistema de compartilhamento de carros acessível, especialmente a idosos.

Legenda: Da esq. para a dir., Fabio Plein, Gerente Geral da Uber na Região Sul; Anderson Rodrigues, Jessica Gardin, Quemuel Alves e Lucas Ribeiro, da equipe "Me Liga"; e Valter Nagelstein, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre.

24/03 e 25/03
Inscrições Encerradas

Local: Flowork
Endereço: Rua Mostardeiro, 777 - 14º andar - Moinhos de Vento
Horário: 8h do dia 24 até as 19h do dia 25

Jurados

Fabio Plein

General Manager da Uber para a região sul do Brasil. Fabio é Bacharel em Administração pela Escola de Administração da UFRGS, possui mestrado em administração (MBA) pela UCLA Anderson School of Management (EUA). Antes de ingressar na Uber, Fabio foi consultor líder em projetos de melhoria de gestão na Falconi Consultores e atuou como executivo de marketing e desenvolvimento de negócios no Brasil e Estados Unidos em empresas como Yum! Brands, Cyrela e Grendene.

Carlos Eduardo Aranha

Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia da UNISINOS - UNITEC. Carlos Eduardo é responsável pelos programas de incubação de startups e relacionamento com grandes empresas. Neste processo vem atuando como mentor de várias programas voltados para startups e corporate ventura. É formado em Engenharia de Plásticos pela Universidade Luterana do Brasil, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Design Estratégico na Universidade do Vale do Rio do Sinos.

Marcio Machado

Diretor de inovação da Ulbra, idealizador da Rede Ulbratech de Inovação e Diretor de Ambientes de Inovação da REGINP - Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos. Marcio tem graduação e especialização em Análise de Sistemas, é mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com pós-doutorado em Gestão de Ambientes de Inovação pela Universidade Jaume I de Castellón, Espanha.

Valter Nagelstein

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Em 2017, presidiu a CPI da Telefonia Móvel do legislativo, bem como a Frente Parlamentar de Inovação e Tecnologia; Armas Pela Vida e a Frente Parlamentar de Revisão Legislativa (Revogaço). No ano passado, Nagelstein também foi vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação do parlamento.

Rogério Zafalão

Líder de Projetos de Tecnologia no Instituto de Pesquisas Eldorado, Rogério é graduado e Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP e atua em projetos de desenvolvimento de software há mais de vinte anos.

Eduardo Rosa

Jornalista formado pela UFRGS, atua como editor de Porto Alegre de Zero Hora e GaúchaZH. Foi subeditor de Polícia do Diário Gaúcho e repórter de ZH nas áreas de Segurança, Cidade, Educação e Saúde. Também é estudante de Direito na PUCRS.

Mentores